Saiba o que é e como escolher a memória RAM do seu computador

Veja qual a quantidade ideal para diferentes tipos de máquinas.

Uma das peças fundamentais no bom desempenho de um computador é a memória RAM. Mas você sabe qual a importância dela para o sistema? Qual a quantidade ideal que você deve instalar? Como escolher na hora da compra?

O que é memória RAM

A sigla RAM vem de Random Access Memory, que em português significa “memória de acesso randômico” (aleatório). Na memória RAM os dados não são armazenados de forma seqüencial. Isso permite um ganho de desempenho, pois o sistema operacional não precisa se preocupar com a ordem dos dados, apenas com a posição deles.

A memória RAM é usada pelo sistema operacional e pelos softwares para carregar os arquivos e efetivamente usá-los. Ela armazena os programas e dados que estão sendo usados em determinado momento pelo computador. Enquanto você lê este texto, por exemplo, seu navegador de internet usa uma parcela da memória RAM de seu computador. Ao fechar o programa, a memória que estava sendo usada fica disponível para outros aplicativos. Ou seja: a RAM é volátil, pois armazena o conteúdo enquanto a informação em questão estiver em uso.

Importância da memória RAM

Um computador com pouca memória, ou memória de qualidade ruim, pode ter o desempenho comprometido, principalmente no uso de aplicativos mais pesados e jogos.

Cada programa consome certa quantidade de memória RAM. O Word, por exemplo, consome cerca de 99 MB; o MSN usa cerca de 50 MB, e o Windows Media Player consome 30 MB. Os navegadores usam cerca de 30 MB, mas aumentam o consumo quando você abre novas abas ou janelas.

Os sistemas operacionais têm um recurso usado para aliviar o consumo da RAM. Trata-se da memória virtual, que usa um espaço no HD (disco rígido) para armazenamento temporário de arquivos e programas. A memória virtual é útil, mas lenta.

O desempenho do PC começa a ser afetado quando a memória RAM chega ao seu limite – então, o sistema operacional passa a usar a memória virtual. Nesse momento, é perceptível um aumento no uso do HD, identificado pelo led presente no gabinete do computador (ele passa a piscar de forma mais intensa). É comum que, nesse momento, as telas fiquem momentaneamente congeladas, dificultando as atividades. Nesses casos, é recomendado é fechar alguns programas para reduzir o consumo de memória e até mesmo reiniciar o sistema.

Quantidade de memória

A máxima "quanto mais, melhor" se aplica neste caso. Mas como nem sempre essa filosofia pode ser colocada em prática (principalmente por conta dos gastos ou limitações citadas abaixo), vou dar dicas relacionadas aos diferentes perfis de usuários de tecnologia.

Antes disso, é importante conhecer algumas limitações no uso desse tipo de memória. O Windows (XP, vista e seven) de 32 bits, usado pela maioria das pessoas, tem um limite de 3GB de RAM. Para que o sistema reconheça mais que isso, é necessário usar o Windows (XP, vista e seven) 64 bits, desde que o processador tenha este mesmo barramento, que também trabalha com esse valor de 64 bits. O Linux reconhece mais de 3 GB, mediante a configurações.

Computador no trabalho - uso básico
Para quem usa editores de textos, apresentações, planilhas eletrônicas e internet corporativa, recomendo 1 GB, caso o computador tenha o sistema operacional Windows XP ou Linux. Se a máquina rodar Windows Seven, o ideal é de 1 GB a 2 GB. Obs: A versão do Windows Seven Starter é limitada a funcionar apenas com 1 Gb.

Computador no trabalho - uso intenso
Muitos profissionais usam suas máquinas para rodar programas de editoração eletrônica, de design, para trabalhar com grandes massas de dados em planilhas eletrônicas ou bancos de dados locais. Nesses casos, recomendo pelo menos 2 GB de RAM no Windows XP e Linux. Se a máquina rodar Windows Seven, o ideal é 3 GB.

Computador doméstico - uso básico
A regra aqui é a mesma para aqueles que fazem uso básico na máquina do trabalho (editores de textos, apresentações, planilhas eletrônicas e internet): 1 GB no caso do Windows XP ou Linux, de 1 GB a 2 GB no caso do Windows Seven.

Computador doméstico - uso intenso
Para quem quer o máximo em desempenho, jogar os games mais avançados e trabalhar com sobra de hardware, recomendo pelo menos 3 GB no Windows XP e Linux e pelo menos 4 GB no Windows Seven.

Tipos de memória

O formato da memória RAM é determinado pelo fabricante da placa-mãe, sendo que cada placa aceita apenas um tipo de memória. Claro que esses formatos são padronizados pelo mercado e variam na capacidade de armazenamento, velocidade de acesso e tipo de slot que podem ser encaixados. Num passado recente, existiam formatos como DRAM, SDRAM, RDRAM e outras, mas atualmente o formato mais usado é o DDR e suas evoluções DDR2 e DDR3 (veja detalhes abaixo).

Para saber mais detalhes da placa-mãe na hora da compra, pergunte ao vendedor o tipo de memória suportada (DDR2, DDR3, etc) e quantos slots - local na placa-mãe onde ficam os pentes de memória - disponíveis existem. Essas informações são muito importantes na hora de fazer o upgrade da máquina.

Assim como acontece nos processadores, em que a freqüência determina a velocidade de processamento das informações, a freqüência também é importante na RAM: neste caso, ela determina a velocidade com que o dados são trocados entre a memória e os demais dispositivos como processador, disco rígido, etc.

Fique atento às faixas de freqüência da memória que a placa-mãe suporta e também a freqüência das memórias que estão sendo adquiridas ou já estão no PC. Qualquer atualização requer memórias de mesmo formato e freqüência.

DDR

É comum em computadores mais antigos - atualmente, não são mais fabricadas placas com este formato de memória. Elas têm freqüências que vão de 100 MHz até 400 MHz e seus módulos (nomenclatura que identifica formatos e freqüências, facilitando localizar qual memória comprar) são: PC1600, PC2100, PC2400, PC2700 e PC3200.

DDR2
É o padrão mais usado atualmente. O DDR2 é uma evolução do DDR, e proporciona leituras mais rápidas, facilitando o tráfego de dados. A freqüência varia de 400 MHz até 1066 MHz e os módulos são: PC2-3200, PC2-4200, PC2-5300, PC2-6400 e PC2-8500.

DDR3
Os PCs mais poderosos do mercado contêm esse formato. Ele visa o alto desempenho por trabalhar com freqüências mais elevadas e é uma das tecnologias mais modernas. A freqüência varia de 800 MHz até 1600 MHz e os módulos são: PC3-6400, PC3-8500, PC3-10600 e PC3-12800.

Comentários

  1. otimo texto - muitos como eu preferem deixar para terceiros a parte tecnica do PC e se preocupar somente com a internet em si - extremamente didatico e melhor que muito curso picareta teu texto. abraços andre leite

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto, Luciano. Também passei por esta fase de achar que era só colocar mais memória.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas